Internet chega a 80,9 mi de brasileiros
O acesso à web atingiu 49% da população brasileira; uso de dispositivos móveis é tendência
O acesso à web atingiu 49% da população brasileira; uso de dispositivos móveis é tendência
Meio & Mensagem
20 de junho de 2013 - 10h07
O número de usuários de internet no País alcançou, em 2012, 80,9 milhões de brasileiros, o que equivale a 49% da população nacional, revela a Pesquisa TIC Domicílios, divulgada nesta quinta-feira, 20. O número é dois pontos percentuais maior do que o registrado na pesquisa anterior e aumentou 12 pontos desde 2008. O total de domicílios com acesso à internet chega a 24,3 milhões, ou 40% do total.
A penetração da web nos domicílios continua sendo proporcional à renda: quanto mais elevada a classe socioeconômica, maior o acesso. A classe A tem penetração de 97%; a classe B, 78%; a C, 36% e a DE, 6%. No entanto, a classe C foi a que mais aderiu à rede: nos últimos cinco anos, a penetração nesse grupo socioeconômico saltou de 16% para 36%.
Outro dado apontado pela TIC Domicílios é o crescimento do número de brasileiros conectados na região nordeste do País. Hoje estimado em 27% dos domicílios, o acesso representa o maior crescimento entre todas as regiões geográficas do Brasil, tendo saltado de 7%, em 2008, para mais de um quarto do total de domicílios. A região com maior penetração da web é a sudeste (48%), seguida da sul (47%), centro-oeste (39%), nordeste (27%) e norte (21%).
Mobile
Entre os usuários de telefone celular, cresce o uso de internet. Segundo a pesquisa, 24% do total de proprietários de aparelhos móveis utilizaram a web nos dispositivos nos últimos três meses. Em 2011, esse número era de 18%. Em 2010, 5%. Outras atividades realizadas nos telefones celulares são efetuar e receber chamadas telefônicas (99%), enviar mensagens de texto (64%), ouvir músicas (47%), jogar (29%). A faixa etária com o maior número de usuários de internet móvel é a de 16 a 24 anos (44%), seguida pela de 10 a 15 anos (33%). O acesso também é maior nas classes socioeconômicas mais elevadas (A, 59%; B, 35%; C, 22% e DE, 9%).
Redes sociais
O número de usuários de internet que acessaram redes sociais no Brasil hoje é maior do que o daqueles que enviaram e-mail, aponta a pesquisa. Do total de brasileiros conectados, 73% utilizaram redes sociais como Facebook e Orkut, contra 70% que enviaram ou receberam e-mails nos últimos meses. O número de usuários do Twitter entre os conectados é de 16%. O acesso ao Facebook e Orkut é bastante equilibrado em termos de classe socioeconômica (A, 78%; B, 73%; C, 72% e DE, 69%) e de acordo com o grau de instrução (analfabeto, 50%; fundamental, 69%; ensino médio, 74% e superior, 75%). A faixa etária com o maior número de usuários de redes sociais é a que compreende os jovens de 16 a 24 anos, com 86% de pesquisados que afirmam utilizá-las, seguida da de 25 a 34 anos, com 75% e 10 a 15 anos, com 73%.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King